Fala, Zé! Eu sei que o momento é decisivo na temporada, que estamos na porta de mais dois mata-matas decisivos, que precisamos de motivação, positivismo e tal… Mas, definitivamente, o Botafogo NÃO PODE atuar daquela forma descompromissada de ontem, no Niltão, Zé! Não mesmo. Ainda mais contra o lanterna do campeonato, dentro de seus próprios domínios. Pqp, só xingando (desculpe). Que brochada e justamente no momento em que não devia. Precisamos extrair daí todos os aprendizados;
Muitas vezes o estímulo PODE SIM estar na cobrança. Vaiar também é uma manifestação legítima da arquibancada, Zé. E a vaia, nesta situação, não significa desdém ou descrédito. A vaia funciona como uma negativa clara do torcedor, diante de um insucesso muito ruim, no qual sabemos que o time pode entregar muito mais do que entregou. Ontem eu vaiei SIM, no final, Zé, mas nem por isso me sinto menos confiante ou menos Botafoguense, daqui pra frente. Hoje, de rosto lavado e alma descansada, já me sinto disposto a apaludir novamente o time, na próxima quinta-feira. Pra quem não entende, assim caminha um coração apaixonado, que nunca carece de justificativas pra amar.
Porra! O jogo se deu numa segunda-feira, em que a diretoria acertadamente fez promoção de ingressos e quase 25 mil Alvinegros foram pra casa dispostos a empurrar o nosso time pra cima (um bom público). Aí, em campo, vimos um Botafogo errôneamente distribuído na tática e bastante desfalcado na vontade (o que é inadmissível), contra o avaí. Zé, nem adianta vir com a mesma falsa muleta do Jairzinhozinho na coletiva pós-jogo, dizendo que tivemos muito mais posse de bola que o adversário, que tivemos inúmeras chances de gol… Desculpa esfarrapada! Pegue então a nossa partida contra o vasco, por exemplo, no Niltão. Tivemos bem menos posse que o adversário e mesmo assim fomos muito mais objetivos e jogamos muito melhores que o mesmo, tanto que vencemos com tranquilidade. Ontem foi mais ou menos assim, só que ao contrário.
Enfim, não dá pra analisar uma partida apenas olhando as suas porcentagens e números frios. Jogamos mal na noite ontem, Zé, fomos desatentos no ataque e bastante desarrumados na prancheta, tanto que perdemos. Sem essa de botar culpa no azar, precisamos corrigir a empáfia de achar que vamos ganhar a aqualquer momento, de quem quer que seja. Não é assim. O Botafogo é um time que se baseia na força conjunta, no empenho do coeltivo, com todos se doando por todos, e o tempo todo. Ou eles se jogam nas partidas como quem entra numa fogueira disposto a sair vivo, ou vamos ser queimados sem nem mesmo terem riscado um fósforo.
O nosso técnico já começou errando antes da bola rolar. Mais uma vez ele rasgou a nossa pegada tripla na marcação do meio campo. Zé, já tivemos vários exemplos em que abrimos mão dos 3 volantes e nos demos mal. Contra o barcelona do Equador foi a mesma coisa, aqui no Niltão (perdemos até pelo mesmo placar, no mesmo palco). Já era pro Jairzinhozinho ter este mantra na cabeça. E olha que ele ainda teve uma linda e inesperada chance de consertar a própria cagada, pois o Montillo saiu machucado ainda aos 7’ do primeiro tempo (na oportunidade já perdíamos de 0X1). Mas ele jogou fora essa oportunidade, assim como os nossos atacantes jogaram todas as bolas que tentamos.
Tomamos um gol aos 5’ e outro aos 15’ do primeiro tempo, tudo rápido e inacreditável como o Fogão às vezes nos proporciona. Ficamos incrédulos na arquibancada. Foram dois gols sofridos, pelo último colocado da tabela e com requintes de crueldade: marcados pelo mesmo atacante que até 2 semanas atrás estava no nosso elenco e foi dispensado pelo péssimo desempenho. Ah, Joel! Se contar numa roda de amigos no futuro, Zé, te chamarão de mentiroso. Que roteiro! Enfim, mesmo com 75 minutos para virar o placar, o Botafogo martelou, martelou e muitas vezes pecou no seu próprio nervosismo. Se bem que o goleirinho do avaí também estava no seu dia mágico.
Perdemos, 0X2, e quebramos uma boa sequência no Brasileirão. Tudo pra quebrar muitos bolões e times do Cartola por aí. Agora é juntar os cacos, distribuir esporros sem senha no vestiário e partir pra Minas, encarar o galim de lá pela primeira partidas das quartas-de-final da Copa do Brasil. Em seguida, vamos à São Paulo pegar o líder corinthians e depois: Partiu, Uruguai! Vamos voltar as armas pra Libertadores. Meu coração vai estar junto nessa sequência e esperamos muito mais empenho em campo. Vamos com tudo. Abraço, Zé!
14 Comentários
Perfeito Zé! Não vou voltar atrás no que disse em posts anteriores. Considero o trabalho do Jair muito bom, especialmente pelo material que possui em mãos, mas ontem nós pagamos o preço de sua vaidade! Com apenas três dias para treinar a formação, ele abriu mão da força na marcação, prejudicou as subidas do Bruno S., que hoje é nosso melhor jogador, e lançou dois atletas voltando de lesão que não tem poder de marcação algum e ainda não jogaram nada esse ano, juntos ou separados. Poxa, eram mais de 20 mil alvinegros numa segunda-feira dispostos a empurrar o time a qualquer custo, meio a zero e o terceiro lugar na tabela estariam ótimos! Ainda mais que teremos duas decisões de mata-mata, era o momento de fechar o apoio incondicional ao time.
……
É impressionante a capacidade do Botafogo em tropeçar nesse tipo de partida, conversava com um colega e dizia que preferia jogar contra o corinthians, do que contra o lanterna. O glorioso tem que acabar com espírito de “Robin Hood” se quiser alcançar conquistas expressivas. É imperdoável perder para o lanterna dentro de casa!
…..
Mais uma vez sobre o Jair, pior que suas escolhas dentro de campo, são suas entrevistas após as derrotas. O cara mal começou, e as vezes fala com uma soberba, como se já tivesse conquistado tudo! Menos! Bem menos! É promissor, tem um futuro legal pela frente, mas precisa baixar a bola e assumir quando erra. Assisti uma entrevista bem bacana do “Abelão”, após vencer o próprio avaí, na qual ele dizia que seu time não havia ido bem, mesmo com o resultado de 3×0. Vaidade, soberba e excesso de confiança não combinam com esse elenco limitado, mas de operários. Espero que internamente ele tenha aprendido algo, e especialmente que nada e ninguém está acima do Botafogo!
É um mantra. Quanto mais a torcida chega junto mais vontade de decepciona-la este clube tem. É sempre assim, quando somos super favoritos ele sempre apronta. Nosso treinador ainda não aprendeu que tempos que jogar com time pequeno. E não desmérito, é realidade. Nossa arma e a marcação e o contra ataque rápido. Da mesma forma que ele se empolgou contra o barcelona porque jogou bem mais na casa do adversário, ele achou que poderia da show contra o lanterna. Camilo e Montillo juntos nunca mais.
CEP falou que foi um desperdício paga 700 mil por mês no Seedorf que jogou uma barbaridade, mas pagou 300 mil e 500 mil em um chileno e argentino podres. Depois fala que o orçamento do clube é apertado.
Vamos torcer!
Zés,
Para mim ontem foi simples: faltou caprichar! Os atacantes e meio-campistas não capricharam e apesar do maior volume não tiveram capricho nas finalizações e no último passe.
Isento o Jairzinho totalmente, pois ele não passa, não corre e não chuta. Achei que ele acertou em testar o Montillo e Camilo juntos, o jogo era perfeito para isso (com o lanterna e jogando em casa, além dos desfalques de 3 volantes JP, Ayrton e Mateuszinho… Dudu é limitadissimo para começar…), porém o salto-alto e a empáfia do “já ganhou” entraram junto com o time… Ele nada pode fazer. O Montillo machucou de novo e para mim ele acertou novamente ao colocar um atacante – estávamos perdendo porra!
O time do Avaí é fraquíssimo, prova disso foi o amplo domínio, mas os nosso jogadores – que não são craques – jogaram igual na minha pelada de domingo, se achando craques e sem capricho nenhum.
Camilo esteve horrível, Rabelo parecia um juvenil afobado, Arnaldo deixava um corredor na marcação (os 2 gols foram do lado dele) – Carly fez muita falta com sua liderança, Lindoso não acertou os chutes e Roger jogou como Roger… e Joel foi cruel fdp!
Agora é levantar a cabeça e passar uma borracha nesse péssimo jogo, calçar as sandalinhas da humildade e colocar correria para cima do eterno fregues mineiro.
Abraços!
Pow Zé, achei que o nosso técnico tivesse aprendido a lição contra o Barcelona, pqp…
Mas tudo bem, espero que dessa vez ele tenha aprendido a lição e não mude o jeito desse nosso time jogar, que também é muito limitado, as vezes o Jair esquece disso Zé. Agora é ir pra cima desses três adversários que temos pela frente, ir com tudo. Acredito sempre, vamos ganhar fogoooo vamos ganhar fogoooo… Saudações alvinegras Zé direto da Bahia abraço…
ZÉ,ZÉ,ZÉ____________A PALAVRA É, SUBESTIMOU O AVAÍ. HJ É O LANTERNA, ENTÃO VOU LANÇAR O MONTILLO E COALHADA PARA QUE SE ENTROSEM. O CORRETO SERIA MANDAR O FERNANDES,DUDU OU ATÉ O GAROTO DA BASE WENDERSON, E DEPOIS SIM AO LONGO DO JOGO FAZER ALTERAÇÕES POSSÍVEIS.
PARECE QUE NÃO APRENDEU CONTRA O BARÇA DO EQUADOR.NOSSO TIME JOGA BEM NO ESQUEMA DE 3 VOLANTES,QUE SE COLOQUEM OS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS,MAS NÃO MUDE O DESENHO.
VITÓRIA NOS LEVARIA A0 3 LUGAR E PODERÍAMOS NOS DAR AO LUXO DE JOGAR COM UM TIME MEIA BOCA CONTRA O CORINTIANS POUPANDO O TIME PARA LIBERTADORES.O QUE GASTAMOS DE ENERGIA ONTEM CORRENDO ATRÁS DO RESULTADO,PODE NOS FAZER FALTA CONTRA OS MINEIROS QUE DESCANSARAM NA RODADA PASSADA.MAS VAMOS LÁ,CADA JOGO É DIFERENTE DO OUTRO.
ISTO É BOTAFOGO,FIQUEI MUITO DECEPCIONADO ONTEM,MAS POSSO FICAR MUITO FELIZ NA QUINTA!!!!!!!!!!!!
A próxima fase da Libertadores somente se dará em agosto, hein! A prioridade de Botafogo deveria ser: Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores. Nessa ordem, já que Libertadores é algo IMPOSSÍVEL para o elenco botafoguense (imagine esse Arnaldo ou o JV sendo campeão das Américas!!!!) . E só vale mesmo pelo $$$. A única competição em que um time limitado pode conquistar é a Copa do Brasil, pois é uma competição de chegada. Eu já acho o Brasileiro algo muito ambicioso para o atual Botafogo, mas vamos torcer.
A palavra do momento e……….performance. Resultado? Irrelevante.
Estou começando a creditar que o Jair não sabe armar o time de forma diferente ao qual estamos acostumados a ver; na verdade quem montou esse esquema foi o Ricardo Gomes. Não há cobertura aos laterais e nem ao miolo de zaga , que ficam mano a mano com os atacantes. Num passado recente, o time do Oswaldo de Oliveira, jogava com 2 cabeças de área, tínhamos uma defesa solida e um ataque de qualidade apoiado constantemente pelos laterais. Eu gostaria de ver o Emerson Santos na cabeça de área e o Bruno Silva com mais liberdade para atacar. Gostaria que o Gorne tivesse mais chances, acho que o problema dele esta fora das linhas.
Entreguei os Pontos!!!
…
AC e João tem Abosuluta razao…depois dessa materia que saiu onde o nosso Dignissimo Ventura observou , avaliou, aprovou e indicou o Maranhão um jogador encostado no elenco a parte do Fluminense…cortado da dos ja inscritos pelas flores na Sulamericana , nao serve pro Flu e muito menos pra sulamericana que é uma competição abaixo da nossa e pra finalizar afastado pelo seu treinador por deficiencia Tecnica….eu entreguei os pontos!!
…
Sem Mais
1) Não acredito que o Montillo seja chinelinho, como muitos torcedores estão falando por aí nas redes sociais. O cara aparenta ser muito profissional. Chinelinho é aquele fdp do Canales, esse sim era pra ter mandando tomar naquele lugar e a diretoria deveria dar explicações. Mas enfim, arriscamos e estamos perdendo dinheiro. Paciência, vamos com os jogadores que temos no elenco, sem mimimi. Não temos tempo pra lamentar, quinta feira é decisão!
.
2) Não há justificativa para a derrota de segunda. Perdemos para o lanterna! Jair deveria assumir que a equipe foi incompetente para vencer do Avaí sem desmerecer o adversário. O que não pode é escorar em números igual o R. Ceni no SP e ficar achando que é o técnico da moda. Time que chuta 29 vezes ao gol e não faz é incompetência, e não mérito do goleiro.
.
3) É bom lembrar que o Corinthians contratou um cara que tava encostado no Sport e tá jogando uma barbaridade agora. Então vamos ter calma e esperar o Maranhão e Marcos Vinícius jogarem, antes de jogar pedras. Temos que avaliar o que vemos em campo!
.
4) Eu tiraria o Camilo nos jogos de mata-mata. Nosso time é muito limitado, não podemos nos dar o luxo de ter um cara no time titular que não ajuda na marcação e não está numa fase boa. Deixa o Camilo jogando o Brasileirão para tentar voltar o futebol que ele tinha. Não é possível que ele desaprendeu a jogar, sabemos que ele tem qualidade.
.
5) No mais, que esses moles não se repitam mais. Para limpar a barra desse derrota vexatória, só vencendo de um grande time fora de casa. Que seja contra os gambás de SP, porque sabemos que eles não vão conseguir manter esse aproveitamento o campeonato todo..
.
Saudações Alvinegras!
Notícia boa: “Pachu sofre contusão no ligamento”;
Notícia ruim: “Matheus fernandes tem lesão detectada por imagem”;
Montillo deu um exemplo do que é ter carácter, de profissional decente, de homem de bem. Muito diferente do miserável barba, que recusou ir para o Náutico em troca por empréstimo do jogador Erick, 19 anos, revelação da serie B. Este sim, seria um investimento valioso, goleador, driblador, veloz mesmo jogando no lanterna da serie B. Agora apostar em jogador que foi rejeitado como Maranhão, não. O Botafogo não tem espaço para jogar dinheiro fora. Já cometeram muitos erros que estão custando muito aos cofres do clube. Todos os clube fazem contratações que não dão certo porem, o Botafogo tem que minimizar esses erros. Estão falando em Robinho do Figueirense, atacante. Este no minimo é titular e vem jogando e fazendo gols. Temos uma brecha agora com a rescisão do Montillo, torço que o setor de inteligencia faça bom uso da mesma.
Zé, parabéns pelo texto. Gostaria de sugerir uma campanha de incentivo ao sócio-torcedor. Além das fotos de botafoguenses, bebês alvinegros, poderíamos encampar uma de fotos de sócio-torcedores, quem sabe somente fotos da carteirinha mesmo! O que acha? Eu moro em Curitiba, a quase 900 Km do Rio e comprei o pacote Leste Inferior! Temos que aproveitar esse momento! Parece que o torcedor carioca do Botafogo não chega junto! Não sei o que acontece! Por favor, você é formador de opinião! Estou à disposição para ajudar! Um abraço
Em sequencia, seria muito bom se algum diretor ou o presidente, como o Montillo, viesse a publico, e explicasse essas contratações como Canales, como Montillo, como por exemplo descartar um jogador como Diego que na minha opinião não é nada menos do que um Arnaldo. Da tentativa de contratar um jogador de um rival local que tinha sido rejeitado por insuficiência técnica de seu treinador atual.
Talvez explicar porque o DM leva um semana para diagnosticar uma lesão num jovem jogador como M.Fernandes entre outras dúvidas sobre este mesmo dpto.
Mas duvido, infelizmente nunca saberemos o que se passa em GS.
Simbora time, vamos pra cima do galinho caipira e esquecermos o ultimo vexame.