Fala, Zé! Texto de campeão você sabe como é, né?! Sempre carregado em adjetivos, exagerando em algumas euforias, coisa e tal… Mas, pra não entrar no lugar comum destes confetes jogados ao vento (que são válidos e recorrentes – diga-se de passagem), Zé, eu resolvi pintar um cenário pra gente entender porque esta conquista se tornou tão especial. Veja só: início do ano, o Botafogo faz uma escolha equivocada, com um técnico novo, longe de estar pronto. O tempo passa, os resultados não vem e o pior, um grande vexame nos assola. A eliminação absurda e precoce na Copa do Brasil. O descrédito era geral, a insatisfação e revolta… Nem se fala. Logo o Botafogo, que não tem mais o “poder do cheque assinado”. Logo Botafogo, que nunca conta com a boa vontade das grandes mídias. Logo o Botafogo, que precisa sempre buscar a motivação de dentro pra fora pra se superar. Enfim, trocamos o pneu com o carro andando, com a chegada de um novo técnico e uma nova filosofia. Era esfregar o rosto, erguer a cabeça e continuar.
O patinho feio do Rio de Janeiro era a última pedida nas bolsas de aposta para este FERJão 2018. Justo: o time de menor investimento, o time que está se reestruturando com garra e força, o time com o elenco menos qualificado entre os grandes… Cravar que não chegaríamos nas cabeças era mais fácil que adivinhar veredicto do Gilmar Mendes. Mas a sua torcida jamais se entregou. O Botafogo foi, degrau em degrau, calando a boca de todos com um ponto prevalecendo: O PESO DA SUA CAMISA! Zé, quando dizemos que o fardamento Botafoguense entorta varal, não é pra deixar a legenda do post marcante. É de verdade. Neste campeonato nós perdemos quando podíamos e vencemos quando deveríamos. Sabe por quê? Porque essa Estrela Solitária joga sozinha e impõe medo do lado de lá. Pergunte a quem entra em campo.
Este título não é de uma diretoria, nem de uma comissão técnica e muito menos dos jogadores. Este título é do Botafogo de Futebol e Regatas e toda a sua história. Eu seria capaz de apostar o meu apartamento contigo que este mesmo elenco, vestindo a camisa da cabofriense, não chegaria sequer na semifinal da Taça Guanabara. Claro que devemos louvar a nossa força coletiva. Todos os atletas e demais envolvidos estão de parabéns. MESMO. Mas especialmente este triunfo está diretamente ligado à força do Alvinegro mais Tradicional deste país. Você tem todo direito de achar que o quê estou dizendo aqui é piegas ou é um alento de autoajuda, mas não é. Quem conquistou o Campeonato Carioca de 2018 foi a camisa do Botafogo.
Tudo começou naquela noite mágica de quarta-feira, quando nós – cerca de 5 mil abnegados e com sangue nos olhos – calamos um ex-Maracanã inteiro, com 20 mil pombos modinhas (que só se reproduzem e servem pra nada). Naquela vitória contra o urubu, Zé, nós encantamos os deuses do futebol e provamos pra eles que ninguém merecia mais este ápice que nós. O futuro que todos nós queríamos para o Brasil era mesmo aquele presente com o Botafogo (a piada virou mantra). Ufa! Em seguida, numa tarde de sábado, véspera da decisão, nós fomos em 10 mil apaixonados pra ver um treinamento no Niltão. Coisa linda e emocionante de ver. Ali foi a paixão nua, despida, em seu estado original, apenas pra passar força a quem iria pra guerra. A taça se aproximou mais alguns metros de nós. No domingo, o roteiro se apresentou parecido: novamente um estádio mais pro adversário do que para nós. Mesmo assim, nenhum dos Zés que lá estavam deixou o campo perceber a diferença que havia na arquibancada. Engolimos o bacalhau com a veia pulsando na garganta.
Apesar da partida encardida e até chata, o vasco engrandeceu demais a nossa conquista. Todos jogaram com raça. E a comemoração antes do tempo do lado de lá deixou tudo ainda mais saboroso. Aos 49’ do segundo tempo, coube ao nosso zagueiro Carli, um jogador de mais de 30 anos que nunca havia erguido uma taça na vida, a missão de nos colocar vivos e favoritos na disputa pelo título. Gooooooooollll do Botafogo pras lágrimas descerem com vontade. Gooooooooollll do Botafogo pra esperança do pequeno Botafoguense voltar a acender. Gooooooooollll do Botafogo pro punho cerrado ser muito mais que um gesto e se tornar um símbolo. O mesmo punho que nos daria o título, minutos depois, através das mãos mágica do Gatito. Valeu, Botafogo! Se eu pudesse, eu queria viver o dia de ontem de novo, só pra curtir ainda mais cada segundo (acho que eu aproveitei pouco, apesar do meu coração quase ter saído pela boca, literalmente).
Emocionado, agradecido, envaidecido, orgulhoso (e mais alguns adjetivos daqueles que eu disse que evitaria, lá em cima), eu me despeço. E você, Zé, pode ir pro bar comemorar, pode sacanear aquele vizinho mala, pode botar a camisa a semana inteira, pode curtir o momento sem se preocupar que semana que vem começamos outra jornada dificílima (e sabemos que precisamos nos reforçar para tal). Mas, acima de tudo, não tenha receio de brindar aquilo que deve ser brindado. Sou sincero contigo: se eu não fosse Botafoguense, a minha vida não teria valido à pena. Toca aqui, Zé: NÓS SOMOS BOTAFOGO! Abraço, Zé!
16 Comentários
GALERA..ZÉ !
VAMOS TODOS JOGAR NA CABRA ( 21 ) !!!
21 ANOS SEM TÍTULO
CAMPEAO EM 89 NO DIA 21
GOL AOS 12 MIM…… ( VINTE E UM AO CONTRÁRIO)
CAMPEÃO EM 2010…E POR 2 X 1
21 ANOS SEM GANHAR O VASCO NA FINAL ( 97)
2 PENALTYS CONTRA 1 DEFENDIDO
Perfeito, este merece ser lido todos os dias, parabéns Zé Fogareiro!!!
Fala, Zé!
.
Apesar desse campeonato ser um lixo, valeu pela emoção e pelo orgulho de ser Glorioso. Que alegria ser Botafoguense. Mesmo com tudo contra, deixamos os antis com cara de bunda na segunda feira tentando achar explicações, escorando mais na derrota do rival do que na vitória do Glorioso. Deixa eles falarem. O Botafogo somos nós. Nós que temos que acreditar. O resto que se dane!
.
Sou um torcedor realista, diferente de pessimista. E temos que olhar pra frente. É bom levantar taça, principalmente do jeito que foi. Ontem foi dia de comemorar e agradecer de ter nascido Glorioso. Hoje já é dia de planejamento. Então, foco na sequência que muita coisa tem que acontecer ainda.
.
A temporada vai começar pra valer. Agora são 38 finais mais os mata-matas da Sul-Americana. Valentim tem que passar a sua maneira vibrante para a equipe, e mostrar pra eles que eles podem ir longe em qualquer competição, só depende deles. Esse Brasileiro promete ser o mais difícil dos últimos tempos, temos que ficar espertos e somar muitos pontos no início.
.
Que Nilton Santos nos abençoe nessa temporada. É decisão atrás de decisão. Mesmo com pimpão, gilson, valência e mais alguns perebas em campo, estaremos sempre loucos de paixão por esta estrela. DEUS É CONOSCO! ESSE SENTIMENTO NINGUÉM ENTENDE!
.
Abraço a todos. Saudações Alvinegras!
Não importa se é mundial de clubes, libertadores ou carioca, vestiu essa camisa tem que jogar para ser campeão!
…
Cresci vendo o glorioso ganhar do flamengo na década de 90, na maioria das vezes com times bem inferiores. Na comparação financeira, quase sempre estivemos abaixo, mas isso nunca impediu de vencermos e levantarmos taças. Não estou aqui criticando ninguém, só que irrita como algumas gestões e parte da torcida se acostumou com a mediocridade, em simplesmente aceitar a derrota e se abraçar ao nosso passado. Como se ganhar um misero clássico fosse a nossa “champions league”! O campeonato mais importante, é aquele que estamos disputando, não importa se é desorganizado ou paga mal, garanto que tem outras três grandes torcidas no RJ hoje, invejando nossa conquista. Ganhar é muito bom e clube grande vive de T.I.T.U.L.O.S!!!
…
Hoje temos orgulho de vestir nosso manto, acredito que a maioria viu tudo que era possível na TV, internet ou jornais. A torcida fez uma festa linda no treino, jogo e na comemoração! O elenco que é limitadíssimo foi valante, e mostrou que somente dinheiro “sem coração” não ganha nada, e ontem eles foram merecedores, pois lutaram até o último segundo! Vive Joel Carli, Gatito e companhia!
…
Por fim, parabenizar esse “maluco” chamado Alberto Valentim! Ainda é cedo para analisar seu trabalho, o aproveitamento ainda é baixo, em torno de 54%, de qualquer forma é impressionante sua dedicação e entusiamo. Precisará de alguns peças para competir de forma saudável no brasileirão, que é outro patamar, mas um coisa ele provou, e que combina bem com o clube: Tem estrela!
…
Parabéns ao nosso glorioso e a essa torcida, que merecia demais essa conquista! FOGÃO!
Título importante para dar confiança. Apenas me preocupa a queda do Pimpão – ontem sua atuação foi pífia. Gostei do Renatinho! POR FAVOR, VINICIUS TANQUE NEM NO BANCO !
De acordo! Saudações!
Zé ótimo texto. A torcida teve grande participação nessa conquista. O Muffarej tem cara de lesado , mas é pé quente. Parabéns ao Anderson Barros. O Bebeto de Freitas está lá em cima muito feliz. Aquele vídeo seu “o que eu quero pro Brasil” foi trending top. Parabéns.
Valeu Zé, eu gostaria apenas de acrescentar um detalhe importante: nossa torcida é o reflexo da história de nosso Clube em se tornar inusitados e diferente.
Houve quem neste espaço considerasse o Carioca com desdém. Gostaria de vê-los novamente repetindo as mesmas palavras tolas, e que inclui o Zé e o Poliano. Ou só o Carioca é válido quando o Botafogo o conquista?
De acordo número 2! O que vale é a “taça levantada”!
De fato, o título foi muito importante para gerar auto-confiança no grupo e no trabalho da diretoria. Somente acho o elenco muito pouco numeroso,o que dá margem para perebas, como o VINICIUS TANQUE, entrarem em campo. Qualquer um vê que esse pereba não sabe nada de futebol. Continuo achando que o Leandro Carvalho pode dar resultado, se bem trabalhado psicologicamente. O TANQUE (de lavar roupa), jamais.
Boa ze, e não importa o que mais vencer e muito bom, satisfaz o ego da credibilidade e mais ânimo.
Então acredito que vai ser bom pro botafogo esse titulo aonda mais do jeito que foi.
Pra mim no meio e melhor matheus Fernandes e lindos olhos, e o que a gente tem no momento e pra cima da sulamericana esse é o nosso torneio esse ano
Abraço alvinegros
Falou tudo Ze,a gente esfregou bem na cara,nao so do Vasco mas de toda a midia,FERJ e arbitragem,voces podem nos sacanear,mas depois o tombo e bem maior e provamos para essa FERJ que sem nos torcedores que fizemos uma festa linda,tanto nos botafoguenses como vascainos fizemos o Maracana tem seus momentos de gloria e sem nos esse campeonato nao seria nada
E uma coisa para o Vasco,nunca comemore antes da hora,pois tudo pode acontecer,mas isso tambem foi demais,pois deu um sabor especial ao jogo e ao nosso gol,tomaram do proprio veneno
E Campeão,porra
Então, tá bão demais da conta, sô!
Confesso q nem nos mais nobres sonhos ousei imaginar que veria aquele espetáculo de domingo. Eles não são bonzinhos tanto quanto se dizem. Pela falta de ingresso nós moradores de outro Estado no meu caso Minas Gerais , tivemos q viajar muito cedo e chegar à tempo para trocar os ingressos. Não satisfeitos com o episódio João Paulo aprontaram de novo. Fomos recompensados. Até hoje flutuo em nuvens. Alma lavada, honra restaurada. Agradeço infinitamente à Deus e ao grupo que não desanima nunca a oportunidade de vivenciar esse momento inesquecível.
Tinha escrito um texto todo emocionado ontem, mas faltou energia aqui na cidade… perdi tudo…
:
Resumindo o texto: VALEU DEMAIS !!!
:
O time do Botafogo é fraco, patético, foi completamente dominado pelo fraquíssimo time do Vasco, mesmo o Vasco jogando pelo empate e desgastado pelo jogo na quarta-feira.
Mas aí veio a expulsão do Fabrício.
E mesmo com um a menos não jogamos nada o segundo tempo todo, só rifando bola pra área.
:
Mas VALEU CARLI !!!
VC É PHODA PAKARAIO !!!
:
E o Gatito também.
Espalmou uma bola no pé do Riascos.
Errou umas três saídas do gol em escanteios.
Mas mesmo assim VALEU GATITO !!!
Teve sorte nas várias falhas e defendeu dois penaltis… KKKKK
:
Mas falando sério: que time ruim!!! KKKKKKK
Mas VALEU BOTAFOGO !!! CAMPEÃO CARIOCA 2018 !!!